De l’autre côté

De l’autre côté [Do Lado de Fora] de Paula Zanettini et Monica Marques, 55’ (2005)

Des murs, grilles et portails de fer les séparent de leurs amants, maris, compagnons, enfants ou frères. De l’autre côté raconte le chemin que parcourent quelques-unes des 50 000 femmes visitant leurs prisonniers dans l’État de Rio : heures d’attentes, fouilles, humiliations, pour quelques instants avec leurs hommes.

Des histoires différentes, un même drame social. Elles mènent une vie marquée par la honte, le préjugé et la tristesse, mais ne perdent pas l’espoir et sont toutes poussées par la force d’un amour qui outrepasse les règles et les codes du système pénitencier.


Curriculum des deux réalisatrices (en portugais) :

Do lado de fora marca a estréia das realizadoras Paula Zanettini e Monica Marques na direção de documentários.

Paula Zanettini é jornalista formada pela PUC/RS e há dez anos atua na área de televisão. Fez pós-graduação em cinema na Universidade Estácio de Sá e especialização em Film and Television Business na Fundação Getúlio Vargas, ambas no Rio de Janeiro. Cursou Artes Cênicas/ Direção Teatral na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e estagiou na TVE do estado. Iniciou sua carreira na RBS TV, em Porto Alegre, onde produziu e dirigiu o Galpão Crioulo, programa de música e cultura gaúcha exibido no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Atualmente é assistente de direção da TV Globo onde já participou de produções na área de eventos, linha de shows e dramaturgia, destacando-se os especiais Criança Esperança, Festival de Verão de Salvador e 50 Anos de Rock, as mini-séries Cidade dos Homens e A Casa das Sete Mulheres, o quadro Papo Irado (Fantástico) e o Programa Central da Periferia, além da transmissão do desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e o Rock in Rio Lisboa, entre outras.

Monica Marques é formada em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Comunicação e Imagem pela PUC/Rio. Foi estagiária na Rádio MEC e no Jornal O Povo. Iniciou sua carreira como repórter há treze anos. Já trabalhou na Editoria Geral do Jornal O Dia e no Jornal do Brasil, na Editoria Rio. Atualmente é repórter especial da TV Globo. Na área de cinema, já fez pesquisa de campo para um longa de ficção sobre a participação de mulheres em crimes de falsificação e estelionato, ainda a ser lançado.


Annonces