Consciência.Net

Consciência.Net é uma revista eletrônica diária que nasceu em maio de 2000, idealizada por Renato Kress e Gustavo Barreto, à época estudantes da segunda série do Ensino Médio do Colégio Cruzeiro, no Rio de Janeiro. O motivo : uma vontade grande de divulgarem seus ideais e sua indignação em relação à situação política, social, cultural e econômica pela qual passava o País. É a juventude “que não aceita demitir-se da cidadania para se satisfazer com o papel passivo de cliente ou consumidor de coisas”, nas palavras do escritor Chico Alencar.

...Com o tempo, perceberam que a crise era geral e — pior — estrutural. O capitalismo, vigente há 200 anos, fracassou para a maioria da população mundial. Hoje, somos 6 bilhões de habitantes. Segundo o Banco Mundial, 2,8 bilhões sobrevivem com menos de US$ 2 por dia. E 1,2 bilhão, com menos de US$ 1 por dia. Enquanto isso, quatro cidadãos dos EUA — Bill Gates, Paul Allen, Warren Buffett e Larry Ellyson — concentram em suas mãos uma fortuna equivalente ao Produto Interno Bruto de 42 países pobres, com uma população de 600 milhões de habitantes.

...Veja também a questão da infância e adolescência : mais de 10 milhões de meninos e meninas do mundo morrem de doenças passíveis de serem prevenidas, 600 milhões delas vivem na pobreza e mais de 100 milhões — na sua maioria meninas — não vão a escolas. A maioria dos quase 200 milhões de crianças e jovens menores de 18 anos da América Latina, do Caribe, dos Estados Unidos e do Canadá vive na pobreza.

...Essa sociedade não só tem uma formação histórica injusta, mas se mantém injusta por conta de uma elite intelectual distante do povo, uma elite financeira descomprometida com o fim das desigualdades e uma elite política demagógica e representante de interesses muito mais privados do que públicos.

...O nome da revista é emprestado do primeiro livro de Renato Kress, “Consciência”, que foi lançado quando este tinha 18 anos. Hoje, Kress é estudante de Ciências Sociais da PUC/RJ e Gustavo Barreto é estudante da Escola de Comunicação Social da UFRJ.


Annonces

Suivez Autres Brésils

Newsletter

Inscrivez vous
Entrez votre adresse mail pour vous abonner à notre lettre d’infos.

Vous-pouvez vous désinscrire à tout moment envoyant un email à l’adresse suivante : sympa@listes.autresbresils.net, en précisant en sujet : unsubscribe infolettre

La dernière newsletter :

>>> CP - Observatoire de la démocratie brésilienne

Réseaux sociaux

Flux RSS

Abonnez-vous au flux RSS